-
A carne de coelho como fonte de proteínas
As proteínas da carne de coelho são ideais para ajudar ao melhor desenvolvimento da massa muscular e à manutenção óssea. Além disso, a ingestão de vitamina B12 contribui para o metabolismo energético normal e ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.
O desporto e a actividade física aumentam a necessidade de energia e de alguns nutrientes, que devem ser fornecidas através da alimentação. A carne de coelho ajuda a satisfazer estas necessidades. A inclusão da carne de coelho é aconselhada em dietas de atletas de alto rendimento, devido à sua elevada qualidade nutricional, ao seu elevado aporte de proteínas e de vitamina B12, ao seu conteúdo em gordura, e ao seu bom perfil lipídico. De facto, enquanto para o público em geral são aconselhados a ingestão de 0,8 g / kg / dia de proteína, aos atletas é recomendado 1,4 – 2 g / kg / dia.
Além disso, os atletas precisam de moderar a ingestão de gordura, através de uma contribuição máxima desta de 30% da energia total necessária. Na carne de coelho, a gordura e a sua qualidade são excelentes. Na carne de coelho, o teor de gordura é de apenas 5% e é acompanhada por uma elevada qualidade de ácidos gordos.
Uma dieta equilibrada que inclua carne de coelho irá contribuir para o fornecimento dos minerais essenciais para a actividade física, tais como o selénio, que protege as células dos danos oxidativos produzido pelo exercício intenso, o fósforo, que contribui para o bom estado ósseo e o potássio, que ajuda ao funcionamento normal dos músculos.
Manter uma dieta variada e equilibrada, tendo em conta os requisitos individuais de cada um, é fundamental. As carnes magras, como a carne de coelho, são adequadas para todos aquelas pessoas que realizam exercício físico intenso ou praticam algum desporto.